Case de sucesso

Pé de Algodão em Marketplace: Mais de R$10 Milhões em estoques de produtos falsos Pé de Algodão identificados em 3 meses.

Pé de Algodão em Marketplace: Mais de R$10 Milhões em estoques de produtos falsos Pé de Algodão identificados em 3 meses.

9/1/2024

O trabalho realizado pela BrandMonitor tem garantido o combate ao uso indevido da nossa marca em várias plataformas digitais, principalmente nos mais diversos canais de venda. Através de um processo rápido, temos eliminado os fraudadores, retirando os anúncios do ar e os produtos falsificados de circulação. Sendo assim, a parceria com a BrandMonitor é também uma estratégia para aprimorarmos a nossa relação direta com o nosso consumidor, entregando uma verdadeira experiência com nossos produtos.

Mateus Vitor Tondo

Sócio e Co-Fundador

Conheça

Pé de Algodão ® é uma marca brasileira líder em sandálias anatômicas. Reconhecida pela qualidade e design inconfundível de seus produtos, a marca se consolidou como referência nesta categoria, distinguindo-se no mercado tradicional. 

Após um significativo crescimento nos últimos anos, a empresa ampliou seus investimentos em novas tecnologias e produtos. Esse desenvolvimento evidenciou a necessidade de criar um ambiente robusto de proteção de marca, especialmente contra a falsificação de seus produtos.

O desafio

Com a ascensão e reconhecimento da marca "Pé de Algodão", a empresa passou a enfrentar desafios relacionados à falsificação e uso indevido de sua marca em marketplaces, como Mercado Livre e Shopee. Foram identificados também perfis fraudulentos no Instagram e lojas enganosas em diversas plataformas de e-commerce. Esses infratores utilizavam imagens oficiais das sandálias Pé de Algodão para promover produtos similares. Entretanto, os itens entregues eram de qualidade substancialmente inferior, resultando em consumidores insatisfeitos com produtos que a marca não produzia nem distribuía.

Através da tecnologia de monitoramento da BrandMonitor, foi possível identificar que o volume de estoque fraudulento disponível em marketplaces, calculado com base na quantidade de sandálias disponíveis para venda e no valor médio dos produtos nas ofertas enganosas, atingiu mais de R$10 milhões. Esse cenário resultou não apenas em perdas financeiras consideráveis para a Pé de Algodão, mas também gerou experiências negativas associadas à marca. Refletindo em um aumento nas demandas do SAC e representando um sério risco à reputação da empresa. 

Solução

Por meio da tecnologia própria e da expertise da equipe de Brand Strategy, a BrandMonitor deu início ao processo de monitoramento, identificando e tomando medidas para a remoção (takedown) de ofertas e anúncios fraudulentos nas respectivas plataformas. Durante este processo, foi observado que, além dos fraudadores, várias contas de anúncios e perfis estavam usando ilegalmente imagens e informações oficiais da "Pé de Algodão". Com um índice de sucesso em takedown de 97,5%, conseguimos, em apenas três meses, retirar dezenas de milhares de produtos ilegais de diversos marketplaces. Além disso, a BrandMonitor agiu de forma eficaz na remoção de contas de anúncios, páginas de produtos e até lojas inteiras.

Ameaças eliminadas por plataforma.

Resultados

17

Perfis fraudulentos derrubados no Instagram

124

Anúncios removidos do Meta Ads que direcionavam para produtos falsos.

127

Ofertas identificadas e retiradas na Shopee utilizando indevidamente a marca Pé de Algodão.

No items found.

O parceiro

Conheça

O trabalho realizado pela BrandMonitor tem garantido o combate ao uso indevido da nossa marca em várias plataformas digitais, principalmente nos mais diversos canais de venda. Através de um processo rápido, temos eliminado os fraudadores, retirando os anúncios do ar e os produtos falsificados de circulação. Sendo assim, a parceria com a BrandMonitor é também uma estratégia para aprimorarmos a nossa relação direta com o nosso consumidor, entregando uma verdadeira experiência com nossos produtos.

Mateus Vitor Tondo

Sócio e Co-Fundador

Conheça

Pé de Algodão ® é uma marca brasileira líder em sandálias anatômicas. Reconhecida pela qualidade e design inconfundível de seus produtos, a marca se consolidou como referência nesta categoria, distinguindo-se no mercado tradicional. 

Após um significativo crescimento nos últimos anos, a empresa ampliou seus investimentos em novas tecnologias e produtos. Esse desenvolvimento evidenciou a necessidade de criar um ambiente robusto de proteção de marca, especialmente contra a falsificação de seus produtos.

O desafio

Com a ascensão e reconhecimento da marca "Pé de Algodão", a empresa passou a enfrentar desafios relacionados à falsificação e uso indevido de sua marca em marketplaces, como Mercado Livre e Shopee. Foram identificados também perfis fraudulentos no Instagram e lojas enganosas em diversas plataformas de e-commerce. Esses infratores utilizavam imagens oficiais das sandálias Pé de Algodão para promover produtos similares. Entretanto, os itens entregues eram de qualidade substancialmente inferior, resultando em consumidores insatisfeitos com produtos que a marca não produzia nem distribuía.

Através da tecnologia de monitoramento da BrandMonitor, foi possível identificar que o volume de estoque fraudulento disponível em marketplaces, calculado com base na quantidade de sandálias disponíveis para venda e no valor médio dos produtos nas ofertas enganosas, atingiu mais de R$10 milhões. Esse cenário resultou não apenas em perdas financeiras consideráveis para a Pé de Algodão, mas também gerou experiências negativas associadas à marca. Refletindo em um aumento nas demandas do SAC e representando um sério risco à reputação da empresa. 

Solução

Por meio da tecnologia própria e da expertise da equipe de Brand Strategy, a BrandMonitor deu início ao processo de monitoramento, identificando e tomando medidas para a remoção (takedown) de ofertas e anúncios fraudulentos nas respectivas plataformas. Durante este processo, foi observado que, além dos fraudadores, várias contas de anúncios e perfis estavam usando ilegalmente imagens e informações oficiais da "Pé de Algodão". Com um índice de sucesso em takedown de 97,5%, conseguimos, em apenas três meses, retirar dezenas de milhares de produtos ilegais de diversos marketplaces. Além disso, a BrandMonitor agiu de forma eficaz na remoção de contas de anúncios, páginas de produtos e até lojas inteiras.

Ameaças eliminadas por plataforma.

Resultados

Perfis fraudulentos derrubados no Instagram

Anúncios removidos do Meta Ads que direcionavam para produtos falsos.

Ofertas identificadas e retiradas na Shopee utilizando indevidamente a marca Pé de Algodão.

No items found.

O parceiro

Conheça

Resultados alcançados

Perfis fraudulentos derrubados no Instagram

Anúncios removidos do Meta Ads que direcionavam para produtos falsos.

Ofertas identificadas e retiradas na Shopee utilizando indevidamente a marca Pé de Algodão.

Veja Mais