8/12/2022
As campanhas de Google Ads são responsabilidade das empresas anunciantes e o Google afirma desde sempre que, em caso de conflitos, não realiza as tratativas com terceiros e que essas devem ser feitas de forma independente pelas empresas. Porém, uma solução que a ferramenta oferece é o formulário de Reclamação de Marca Registrada, conhecido como Formulário de Trademark.
Com esse formulário, o Google se compromete a analisar campanhas no Google Ads que utilizem da sua marca na chamada do site ou na descrição do anúncio.
Apesar de ser uma ação bem inicial e não impossibilitar a compra das suas palavras-chave e, consequentemente, o desvio dos seus melhores clientes, o formulário é um passo inicial e uma forma de começar a se proteger no maior buscador online.
Vamos ao passo a passo:
O formulário pode ser preenchido pelo proprietário da marca, por um advogado que representa a marca, por um membro do conselho jurídico ou por outra pessoa que não se encaixe nessas categorias, mas que tenha uma autorização assinada em nome do proprietário da marca.
Você pode realizar esse procedimento para mais de uma marca ao mesmo tempo, desde que tenha o nome de cada uma, o país e o número de registro dessas marcas.
Depende. Caso você queira registrar uma denúncia específica, você precisa da URL visível do anúncio, do domínio do Google, do texto do anúncio que usa a sua marca e da URL de rastreamento. Por isso que no monitoramento com a BrandMonitor, além de encontrar as ocorrências, nós fornecemos as evidências encontradas, como no exemplo abaixo.
Porém, também é possível fazer o pedido de forma abrangente, aplicando a todos os anunciantes. Dessa forma, o Google se compromete a inviabilizar futuros anúncios e monitorar os que já estiverem acontecendo. Nesses casos é necessário fornecer o contato das entidades autorizadas (e-mail de login, URL visível e ID de cliente no Google Ads), domínio do Google, texto do anúncio e URL de rastreamento. Em casos em que há mais de 10 entidades autorizadas, você pode anexar um arquivo que lista todas elas.
Depois, você pode fazer qualquer esclarecimento e declarações legais, e é nessa etapa que você deve apresentar a autorização, por exemplo, caso não seja o proprietário da marca. Por fim, você declara que todas as informações fornecidas são verdadeiras e aguarda.
O Google entrará em contato com os contatos fornecidos no início do formulário, com atualizações sobre o caso. Inclusive, se você possui um gerente de contas do Google, você pode pedir ajuda para preencher o formulário ou pedir que ele acompanhe a sua solicitação.
Porém, mais uma vez, é importante lembrar que a ferramenta não se compromete em mediar a situação entre terceiros. Ou seja, caso você tenha identificado um player que vem fazendo uso da sua marca, apesar de o formulário ser uma ação cabível, esse concorrente pode continuar aparecendo em cima dos seus anúncios, para seus melhores clientes, através da compra das suas palavras-chave.
Para realizar a tratativa nesses casos e possuir uma visão ampla e estratégica sobre a proteção da sua marca no Google, você precisará contar com uma tecnologia pensada para esse fim e um time especialista em proteção de marca.
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