4/1/2023
Essa é a hora de começar a definir quais serão os passos práticos para tudo o que foi pensado e desenhado no final de 2022. O seu time sabe onde quer chegar, o que vocês precisam agora é investir nas ferramentas corretas que irão garantir os resultados desejados.
Como especialistas na proteção de marca, nós trouxemos 5 motivos, e mais uma razão bônus, para que você entenda o porquê essa deve ser parte da sua estratégia de marketing para 2023.
Segundo o relatório “The State of Marketing Budgets”, publicado pela Integrate em parceria com a Demand Metric, 25% dos profissionais de marketing esperavam uma redução no orçamento para o próximo ano, enquanto 33% esperava continuar com o mesmo orçamento.
Ou seja, 58% dos profissionais de marketing terão uma difícil missão: fazer com que um orçamento menor ou igual ao de 2022 entregue um resultado superior em 2023. Sendo assim, todo o esforço do seu time deve ser impulsionado e protegido.
Traduzindo “melhor cliente” para a linguagem do marketing digital, teremos duas definições:
Esses melhores clientes foram impactados com as suas campanhas online e offline e, por isso, procuram pela sua marca quando precisam de um produto ou serviço.
A proteção de marca é a única ferramenta que pode garantir que, ao digitar a sua marca no buscador do Google, o anúncio do seu site será o primeiro resultado que aparecerá para esse cliente. Além disso, essa é a única forma de buscar uma regulação de CPC e fazer com que você seja sempre a prioridade no leilão pelos seus termos instituições.
Quer entender na prática? Confira o gráfico que elaboramos para uma das maiores redes de supermercados do interior paulista, a Savegnago:
Conforme a parceria com a BrandMonitor começou a acontecer, a Savegnago pode observar a diminuição do CPC. Quando vemos o aumento do número de novos agressores, observamos também o aumento do Custo por Clique.
Quando falamos sobre esses agressores, você deve pensar nos seus top concorrentes de leilão. Essa é uma informação importante, mas ela não é detalhada o suficiente para te auxiliar nas suas estratégias.
Através da proteção de marca, você consegue uma visualização dos seus agressores, levando em consideração o horário, local e dispositivos em que há ocorrência de compra do seus termos institucionais.
Com cortes no orçamento e estudos práticos mostrando a importância de direcionar conteúdos para nichos específicos, trazer as informações detalhadas para os times de mídia é uma forma de auxiliar no desenho das estratégias e nas tomadas de decisões.
Uma das principais melhorias que oferecemos no final de 2022 para as empresas que já contam com a proteção de marca foi a visualização de afiliados e parceiros que estavam comprando as palavras institucionais para promover anúncios.
Focando nos casos de afiliados, foram diversas as marcas que identificaram um número alto de afiliados que apareciam para os clientes que já estavam consolidados, ganhando o clique que deveria ser da campanha institucional.
O resultado foi que o retorno que era observado dessas parcerias e afiliações pode ser recalculado. O CPC das marcas voltou a estabilizar, o time pode perceber um aumento no resultado das suas campanhas e os afiliados e parceiros passaram a entregar, efetivamente, novos clientes, aqueles que não estavam no ciclo de compra da marca anteriormente.
As fraudes em anúncios são ainda mais perigosas porque alcançam uma proporção maior do que aquelas que funcionam por e-mail ou “lojas fantasmas”. São necessárias poucas horas para que um site falso receba o clique dos seus clientes e colete informações pessoais.
A proteção de marca conta com um monitoramento que acontece todos os dias, diversas vezes ao dia, o que garante uma visualização da sua marca no Google e garante a identificação de fraudes de forma rápida.
Todos os dias o seu time recebe o relatório detalhado, que é analisado por um time especializado em proteção de marca e que identifica os casos de fraudes rapidamente.
Enfim, em um cenário de redução de orçamento e incertezas, é extremamente importante poder mensurar o retorno sobre os investimentos realizados. A proteção de marca afeta métricas que já fazem parte da rotina do time de mídias, já que reduz o seu CPC, impacta no impression share e diminui o número de fraudes.
É possível realizar desde cálculos mais complexos, que levam em consideração a mediação com parceiros e o impacto na queda de sites fraudulentos, até contas simples, que calcula a diferença do CPC do ínicio da parceira para aquele depois de alguns meses de trabalho, e multiplica pelo número de cliques que a campanha institucional recebeu.
Segundo o relatório “The State of Martech 2022”, realizado pela Clevertouch, 69% dos profissionais de marketing pretendem contar com parcerias com as plataformas de martech em 2023. Entre esses, 49% buscam equilibrar as soluções das marketechs com as suas próprias tecnologias.
Trouxemos esse dado porque, o que as tecnologias das adtechs e brandtechs oferecem é uma solução ou otimização de um problema que já está no seu dia a dia. As martechs estão sendo valorizadas porque trazem soluções inovadoras para problemas arcaicos.
O Brand Bidding é uma realidade do marketing digital, seja ele praticado de forma intencional ou não. A concorrência desleal, as fraudes por anúncios e o pouco controle das relações com parceiros, marketplaces e afiliados são questões que permeiam os debates sobre estratégias online desde que o investimento em mídias e performance começou a fazer parte das empresas.
O que a proteção de marca oferece é a possibilidade de somar tecnologia exclusiva controlada e analisada por especialistas à expertise do seu time, o que impulsiona as suas campanhas e soluciona problemas que dificultam o trabalho e impactam a rotina da sua equipe.
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