7/11/2022
Que o Custo por Clique, ou simplesmente CPC, impacta diretamente o seu orçamento, e é uma das principais métricas das suas campanhas de branding, você já sabe.
Inclusive, nessa época de final de ano, com eventos importantes para o comércio como a Black Friday, a Copa e o Natal, o CPC tende a inflacionar. Nossa proposta é demonstrar como os seus concorrentes contribuem para esse aumento de CPC e apresentar algumas alternativas de como diminuir esse valor, para que o seu budget em marketing de performance não fique comprometido, mas possa ser distribuído para outras funções e estratégias.
São vários os fatores que determinam quem aparece na primeira posição na página de resultados do consumidor que realiza uma pesquisa no Google. Alguns fatores como a abrangência da palavra-chave, o valor máximo de CPC escolhido pela empresa, a localização do consumidor e o perfil desse usuário influenciam nesse leilão que ocorre em segundos.
Nesse cenário, pensamos logo nos ofensores de leilão que o próprio Google apresenta. Porém, esses ofensores podem não estar apenas concorrendo pelas palavras do segmento em comum que vocês atuam, mas também podem estar entrando na competição pela compra da palavra-chave que representa a sua marca. A sua marca e as variações dela são as principais palavras-chave utilizadas nas campanhas de Google Ads. No caso da BrandMonitor, por exemplo, utilizamos:
BrandMonitor ; brandmonitor.com.br ; Brand Monitor…
Se há diversos concorrentes oferecendo lances pela sua marca, o valor do CPC inflaciona e você acaba pagando mais pelo clique do seu melhor cliente ou até acaba perdendo no leilão e não sendo o primeiro resultado apresentado. Importante ressaltar que, o melhor cliente, é o consumidor que foi no buscador procurar especificamente pelo seu negócio.
Pensando nisso, algumas estratégias são importantes para que a sua empresa alcance a primeira posição, como, por exemplo:
Esse fato pode ser comprovado, tanto pela própria definição do leilão feita pelo Google, que afirma que a quantidade de interessados por uma palavra-chave influencia no valor do CPC, quanto pelo caso de uma rede de supermercados que observou a redução de CPC, a medida que eliminava os concorrentes desleais.
CPC inflacionado: gestão de budget e reorganização de valores
A rede Savegnago, conhecida por ser a rede forte do interior paulista, chegou até a BrandMonitor através da Agência Racoon. Nosso desafio era reduzir o CPC da Savegnago, através da mediação com os agressores da marca.
Abaixo, você observa novamente o gráfico com alguns padrões destacados:
Ao realizar a mediação entre a sua marca e seus top agressores, a BrandMonitor alcança a baixa de CPC e possibilita que você realize uma nova organização dos investimentos em Google Ads. Isso porque nossa mediação acontece, primeiramente, em um acordo de cavalheiros. Você negativa as palavras-chave do seu agressor, caso ela ainda não tenha sido negativada, e nós pedimos que ele realize a mesma ação.
Mas isso não prejudica a minha campanha? Pelo contrário! Brigar pela marca de concorrentes não compensa em ROI. Além disso, essa é uma prática que pode prejudicar a imagem da sua empresa e é uma forma de concorrência desleal, que possui, inclusive, jurisprudência no Brasil.
Em uma época que o CPC tende a subir pela alta procura de campanhas com mídias pagas, limpar a sua marca e protegê-la dos ofensores garante que seu Custo por Clique diminua, o que disponibiliza mais budget para você investir em palavras-chave mais amplas ou em outras estratégias de performance. Para se ter uma ideia, a média de redução de CPC com a solução da BrandMonitor é de 50%.
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