31/10/2022
Investir em campanhas de branding tem sido essencial para que as marcas se posicionem no mercado e criem identificação e uma relação com seus clientes. Mais do que as campanhas comerciais, aquelas que mostram os princípios, valores e a trajetória da sua empresa, geram resultados significativos e duradouros.
Quando uma marca possui uma estratégia de marketing digital consolidada, o cliente, ao buscar um serviço do segmento específico, sabe que encontrará naquela marca a resolução do seu problema.
Porém, imagine o seguinte cenário: o cliente foi impactado pela sua campanha de branding, conquistado pela sua marca mas, quando pesquisa o seu nome no principal buscador da internet, ao invés de ser direcionado para o seu site, ele é fisgado por concorrentes que podem fechar uma venda que era sua, fazendo com que você seja prejudicado e ainda possa ter a sua reputação arruinada por ser atrelado a um mau produto ou serviço.
Isso acontece porque links patrocinados de concorrentes podem estar se aproveitando das suas palavras-chave, daquelas que representam a sua marca e são, portanto, sua propriedade.
Muitas empresas utilizam as técnicas de marketing digital sem refletir sobre algumas ações que são consideradas comuns. A compra da palavra-chave de concorrentes é, para muitas empresas, uma ação corriqueira. Porém, dentro do Brasil, há jurisprudência e processos em aberto que condenam essa prática como concorrência desleal. Além disso, a empresa que pratica Brand Bidding realiza uma campanha que não possui ROI alto, ao invés disso, essas campanhas tendem a trazer resultado negativo. O único que se beneficia dessa prática é a plataforma de pesquisa, que inflaciona o CPC para ambas as partes.
A compra de palavras-chave para links patrocinados é possível e parte do marketing digital, mas o nome da sua empresa em exata, bem como variações de endereço eletrônico ou mudanças por conta de espaçamentos ou erros ortográficos, são de propriedade de quem possui o registro dessa marca, seja ela a razão social ou o nome fantasia.
Como falamos, no Brasil, há jurisprudência para o caso. A BrandMonitor deseja compartilhar o conhecimento que tem sobre Brand Bidding, concorrência desleal e a importância da propriedade intelectual, porque acreditamos que essas práticas atrapalham o marketing digital e prejudicam ambas as partes. Por isso, traremos mais sobre os casos mais relevantes da justiça brasileira em nosso blog.
Porém, a decisão mais importante que precisamos levar em consideração é a do STJ. Você pode ler o texto, na íntegra, clicando aqui:
O caso mais popular, que fez o assunto começar a ser discutido, ainda está em aberto. A Magalu, pouco antes da Black Friday do ano passado, entrou com uma ação judicial alegando concorrência desleal por parte da Via Varejo, responsável pelas marcas Pontofrio e Casas Bahia. Pouco tempo depois, a Via Varejo entrou com a mesma ação contra a Magalu.
Ambos os processos ainda correm e você pode conferir as atualizações no site do JusBrasil. Porém, o Juiz de Direito Luiz Felipe Ferrari Bedendi, ao deferir a liminar do primeiro processo, declarou que a não autorização para tal uso da marca já é suficiente para classificação de propriedade de direito.
Entendendo que há concorrência desleal e que ela prejudica a sua marca, como realizar esse monitoramento? Através da solução da BrandMonitor.
Segundo o próprio Google, o principal site de pesquisa online, o leilão das palavras-chave é repetido a cada pesquisa que é feita no search, tendo cada pesquisa um resultado diferente. Esse leilão decide qual anúncio aparecerá e em qual posição esse anúncio será mostrado para o usuário. Ainda nas informações técnicas do site, o contexto é importante para essa decisão de aparição e posicionamento. O termo de pesquisa, o local e o tipo de dispositivo, são os 3 primeiros fatores mencionados como variantes.
Somente uma solução que leve em consideração esses fatores pode identificar quem são os top agressores da sua marca, ou seja, quem são os concorrentes que estão patrocinando links nas suas palavras-chave. E, mais do que fazer o monitoramento e identificar esses agressores, a solução também precisa provar que essa agressão a sua marca está acontecendo.
A BrandMonitor é uma empresa 100% brasileira, que possui uma tecnologia exclusiva que atende todas essas necessidades. Nosso time de tecnologia e inovação desenvolveu um robô exclusivo, que monitora a sua marca e apresenta provas nos momentos em que encontra agressores, se aproveitando das suas palavras-chave. Após o monitoramento, são emitidos relatórios que serão analisados pelo nosso time de Brand Strategy. Com os principais ofensores identificados, iniciamos uma mediação para eliminar os concorrentes desleais e realizar a regulação dos parceiros.
A concorrência desleal no marketing digital é uma realidade, mas a nossa solução também é. Entre em contato com a BrandMonitor e proteja a sua marca.
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