15/12/2022
Podemos dizer que os afiliados são os novos representantes comerciais. São pessoas que divulgam e oferecem os produtos e serviços de uma empresa, recebendo comissão pelas vendas que realizam.
No mundo digital, é comum ver várias marcas recorrendo ao marketing de afiliados para alavancar seus produtos. Ao mesmo tempo, essa é uma grande oportunidade para pessoas que desejam trabalhar na internet, mas não produzem conteúdo e não desejam se expor através do marketing de influência.
Porém, os seus afiliados podem estar, na verdade, captando os seus melhores clientes e inflacionando o seu CPC, prejudicando a performance das suas campanhas de branding. Continue a leitura para saber mais.
Existem duas situações que nos mostram como a arbitragem de afiliados funciona e elas irão depender da política que a sua empresa utiliza com os afiliados.
Nos primeiros casos, quando falamos sobre contratos de revenda que migraram para o digital, muitas empresas optaram por não permitir o uso dos links de afiliados para campanhas patrocinadas na internet. Nesses casos, quando o afiliado realiza uma campanha de Google Ads em cima de suas palavras institucionais, ele está realizando uma prática que fere uma política determinada em contrato.
Em outros casos, a empresa possibilita, e até incentiva, o uso das campanhas pagas para divulgação dos produtos e serviços, porém, a ideia é que essa seja feita a partir de outras estratégias e não em cima dos termos institucionais da própria marca.
Independente da situação, o afiliado não deve competir com a campanha original, aquela feita pelo próprio time da empresa. Até porque, caso o cliente realize a compra pelo link do afiliado e não pelo da campanha original, esse afiliado receberá uma comissão que não é devida, já que o que captou o cliente foram as campanhas de branding da empresa.
Além disso, esse afiliado que compra o termo institucional de forma mais agressiva pode inflacionar o seu CPC, fazendo com que você pague mais pelos seus próprios termos.
A identificação dos afiliados que acabam competindo com a sua campanha de branding precisa acontecer de forma estratégica por diferentes motivos. Somente através de relatórios detalhados é possível ter a dimensão do número de ocorrências desses anúncios em cima da sua campanha, além de ser a única forma de conseguir filtrar quem são esses afiliados, através da UTM no link que direciona para seu site.
A BrandMonitor trabalha com o monitoramento randômico e análise estratégica, o que significa que nós iremos realizar um monitoramento amplo e o que for captado por nossa tecnologia exclusiva será analisado pelo nosso time de Brand Strategy, que fornecerá planos de ação diferentes para o seu time e, após as decisões e instruções da sua empresa, entrará em contato com concorrentes desleais, parceiros e afiliados com comunicações assertivas e específicas para cada caso.
Os relatórios que enviamos são feitos com base no modelo acima. Quando enviamos as evidências dos afiliados separadas das demais ocorrências encontradas pelo nosso monitoramento, recebemos diversos feedbacks positivos dos nossos clientes que conseguiram visualizar de forma mais certeira o desvio de clientes acontecendo.
Por fim, se você quiser conhecer outras vantagens da proteção de marca oferecida pela BrandMonitor, confira alguns cases de sucesso e veja na prática como a nossa plataforma funciona.
Deseja saber mais sobre a proteção da sua marca no Google e ainda descobrir se há afiliados cometendo arbitragem? É só clicar no link abaixo.
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